A Receita Federal anunciou nesta sexta-feira (22) as novas regras e datas para a declaração do Imposto de Renda 2019. Entre as novidades, agora o contribuinte poderá saber se caiu na malha fina em menos de 24 horas depois de enviar sua declaração.
O sistema de dados foi aprimorado para agilizar a apresentação de resultados, segundo afirmou Joaquim Adir, supervisor nacional do Imposto de Renda na Receita Federal em entrevista coletiva nesta sexta-feira (22). No ano passado, a Receita levou em média 15 dias para informar se o contribuinte tinha caído na malha fina, segundo a Folha de S. Paulo.
+ LEIA MAIS: Mais de 3,1 milhões de pessoas buscam emprego há pelo menos dois anos
O contribuinte terá que acessar o extrato do Imposto de Renda no site da Receita Federal para saber se caiu na malha fina de acordo com esse novo prazo.
Apesar disso, o supervisor afirma que esse período pode se alterar considerando o alto fluxo nos primeiros e nos últimos dias de envio da declaração. Ainda, erros ou atrasos por parte das empresas também podem provocar variações.
O prazo para entrega da declaração é entre 7 de março e 30 de abril. O programa para preencher a declaração no computador e os aplicativos de celular serão disponibilizados na próxima segunda-feira (25).
Na prática, uma pessoa pode cair na malha fina quando o cruzamento de dados identifica que as informações que ela declara são diferentes dos seus rendimentos e das deduções informados à Receita por outras fontes.
A restituição terá sete lotes de pagamento entre 17 de junho e 16 de dezembro.
Perspectiva de devassa jurídica de emendas deve gerar forte impacto no cenário político
Defensor de Natuza Nery, Gilmar Mendes tem histórico de processos contra jornalistas
O “abraço na democracia” será apenas simbólico mesmo
Governo abre ano com leilão nas Cataratas do Iguaçu após captar R$ 48 bi com concessões de rodovias
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast