Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
"Ofensa aos trabalhadores"

Partido Novo considera volta do imposto sindical como um retrocesso

Eduardo Ribeiro
Eduardo Ribeiro, presidente do Novo, considera retomada do imposto um "retrocesso". (Foto: divulgação/Novo)

Ouça este conteúdo

O presidente do partido Novo, Eduardo Ribeiro, disse nesta segunda-feira (21) que a retomada da cobrança do imposto sindical pretendida pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) será um retrocesso da reforma trabalhista realizada em 2017.

A afirmação foi dada horas depois da minuta do projeto a ser enviado para o Congresso ser vazado à imprensa. A nova cobrança será três vezes e meia maior do que a anterior, que foi extinta na reforma trabalhista, e deve ser sugerida aos parlamentares até o final do mês.

“O retorno do imposto sindical é uma piada de mau gosto e uma ofensa aos trabalhadores. É inacreditável como isso ainda está sendo discutido em 2023”, afirmou.

Desde a implementação da reforma trabalhista em 2017, a contribuição sindical passou a ser opcional, substituindo o antigo imposto sindical que descontava um dia de serviço do trabalhador anualmente em favor do respectivo sindicato. “Um grande absurdo. O PT é uma geleia de anacronismos e falta de vergonha na cara”, concluiu o presidente do Novo.

O ministro Luiz Marinho, do Trabalho e Emprego, disse que a proposta ainda não chegou à Casa Civil, mas que conta com o apoio de Lula – que também sempre defendeu as forças sindicais e já expressou publicamente o apoio a um novo modelo de "contribuição".

Um estudo feito pelo Departamento Intersindical de Estatística (Dieese) aponta que a arrecadação dos sindicatos teve uma queda de 98% desde 2017, passando de R$ 3,6 bilhões para R$ 68 milhões em 2023.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.