A taxa de inadimplência registrou queda de 1,7% em janeiro na comparação com o mesmo mês do ano passado, de acordo com a Boa Vista Serviços, administradora do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC). Em relação a dezembro de 2013, a taxa se manteve praticamente estável, com leve alta de 0,1%.
De acordo com a empresa de informações financeiras, a queda do calote na comparação anual se deve a fatores favoráveis como o aumento dos rendimentos reais e ao baixo desemprego. "Em 2013, houve um ajuste do mercado de crédito, tornando-o mais saudável, com credores mais seletivos, por um lado, e consumidores mais cautelosos em relação ao uso do crédito, por outro", afirma a Boa Vista.
No varejo a queda da inadimplência na comparação anual foi maior: 12,5%. Em relação a dezembro, o recuo foi de 3,6%.De acordo com a empresa, o valor médio das dívidas em janeiro foi de R$ 1.276, descontados a sazonalidade e a inflação.
No corte por regiões, o calote cresceu 1,8% no Norte do país na comparação com janeiro de 2013. No Nordeste a alta foi de 2,5%, no Sul, de 0,4%, e no Centro-Oeste, de 3,2%.No Sudeste houve queda de 4,5%.