Desde novembro, Maringá vive efervescência de hipermercados

Entre novembro de 2012 e maio deste ano, três grandes redes inauguraram lojas em Maringá. Em maio, a rede Assaí, do Grupo Pão de Açúcar, inaugurou a primeira unidade de cunho atacadista do grupo no Paraná. A loja é voltada para o segmento de atacado de autosserviço, recebeu cerca de R$ 35 milhões em investimentos e gerou pelo menos 250 empregos diretos e outros 250 indiretos.

De acordo com o presidente do Assaí Atacadista, Belmiro Gomes, a chegada do grupo em Maringá segue o processo de interiorização da marca, que no primeiro trimestre deste ano registrou 27% de crescimento, se comparado com o mesmo período de 2012. "Maringá teve um crescimento econômico muito forte, além de manter um alto padrão de qualidade de vida", explicou o empresário, que morou na cidade durante 20 anos.

Em abril de 2013, a rede catarinense Angeloni inaugurou uma unidade na Avenida Horácio Racanello, na região central de Maringá. É o maior hipermercado entre as 26 lojas da Angeloni no país, com 40 mil metros quadrados construídos.

Em novembro do ano passado, o grupo Muffato (que já contava com dois estabelecimentos na cidade) inaugurou uma nova unidade em Maringá, na Avenida Colombo. A loja foi projetada no formato autosserviço que "alia os preços baixos de um atacado com o conforto de um hipermercado", segundo a assessoria de imprensa do grupo. A nova unidade possui 18 mil metros quadrados e já gerou 500 empregos diretos e indiretos.

CARREGANDO :)

Com investimento de R$ 50 milhões, a rede Condor inaugura uma nova unidade, na manhã desta quinta-feira (26), em Maringá. O local fica na Avenida Colombo, na região leste, conhecida atualmente como "região dos hipermercados" – local concentra unidades do BIG, Muffato e Assaí. A perspectiva da empresa é gerar 600 empregos diretos e indiretos. A outra unidade, que existe desde 1997, continua ativa.

O hipermercado contará com um pequeno shopping nos 26 mil metros quadrados de área construída, com restaurantes, lanchonetes, farmácia e salão de beleza. O estacionamento será gratuito. "Uma empresa de São Paulo fez uma pesquisa de mercado para nós e, com o resultado apontado, decidimos abrir nova unidade em Maringá. Temos uma loja do Condor próxima [no cruzamento das avenidas Colombo e Paraná, na Zona 7], mas mesmo assim a situação é favorável", disse o diretor administrativo da empresa, Wanclei Banedito Said.

Publicidade

O Condor optou pelo modelo de varejo e não de atacarejo, praticada nas unidades do Muffato e do Assaí na mesma região, a fim de dar mais comodidade para o cliente. Por conta disso, segundo Said, as gôndolas são mais baixas, facilitando o acesso aos produtos por parte dos clientes. Neste aspecto, o empreendimento tem o mesmo modelo do BIG na cidade. Além disso, promete ser ambientalmente correto.

História e futuro

O Condor foi fundado em 1974 pelo empresário Pedro Joanir Zonta e conta com 10 mil colaboradores atualmente, distribuídos em 36 lojas em 14 cidades do Paraná. Com um faturamento de R$ 2,6 bilhões em 2012, o hipermercado ocupa a sétima posição no ranking da Associação Brasileira de Supermercados (Abras).

A meta da empresa para o futuro é chegar a 45 lojas em 2016, com 12 mil colaboradores e um faturamento anual superior a R$ 4 bilhões. Para isso, o Condor planeja abrir mais quatro lojas no ano que vem, em Londrina, Almirante Tamandaré, Ponta Grossa e Joinville (SC), a primeira fora do Paraná.