Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Acidente

Incêndio na Petrobras expõe sobrecarga

Um incêndio interrompeu a produção da unidade de Coque da Refinaria Duque de Caxias (Reduc), da Petrobras, na noite do último sábado. O incidente expõe, segundo especialistas, a gravidade no parque de refino da Petrobras, que acumula cinco acidentes de grandes proporções em menos de 40 dias. Um dos casos foi o incêndio na Unidade de Destilação da Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), em Araucária, no fim de novembro, que deixou a produção comprometida ao longo de um mês.

Sobrecarga dos equipamentos de refino, corte de gastos em manutenção e redução do quadro de funcionários são apontadas como as razões do esgotamento das unidades. "Nos EUA, o nível de utilização das refinarias é de 85%, mas a Petrobras está com a carga a 95%. Isto é irresponsável", analisa Adriano Pires, presidente do Centro Brasileiro de Infra Estrutura (CBIE).

Mesmo sem ter causado danos ambientais e nem deixar feridos, o incêndio na Reduc denuncia, segundo o sindicato que representa a categoria, a elevação da carga de processamento acima do permitido. O caso, segundo Simão Zanardi, poderá ser levado ao Ministério Público. "A Petrobras anuncia novas refinarias que não ficam prontas e corta investimentos nas velhas. As unidades não foram projetadas para esta carga", observa. O parque de refino do país conta com treze unidades em diversos estados. Os acidentes têm acontecido nas unidades de Coque, onde ocorre o refino de derivados de alto valor agregado – e que, portanto, representam mais receita para a empresa.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.