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Campinas

Incompleto, novo Viracopos é inaugurado com cinco meses de atraso

Incompleto e com mais de cinco meses de atraso, o novo terminal de passageiros do aeroporto internacional de Viracopos, em Campinas (a 93 km de SP), foi entregue oficialmente na manhã desta quinta-feira (16).

O primeiro voo de aviação comercial do novo terminal, que deveria ter sido entregue em 11 de maio, ocorreu na terça-feira (14), mas a imprensa só foi avisada da operação hoje.

"Tivemos dificuldades, mas vencemos", afirmou Luiz Alberto Küster, diretor-presidente da Aeroportos Brasil Viracopos, concessionária que administra o aeroporto. "Nós estamos entregando hoje um terminal com capacidade para operar 14 milhões de passageiros por ano, ou seja, aquilo que era a exigência do nosso edital."

Por ter descumprido o prazo de entrega do contrato de concessão, a Aeroportos Brasil Viracopos pode ser multada em até R$ 170 milhões, mais R$ 1,7 milhão por dia de atraso, pela Anac. O valor da multa ainda não foi definido, mas a concessionária já foi autuada.

Apesar da inauguração, as obras da primeira fase de ampliação do aeroporto continuarão até dezembro, segundo cronograma enviado pela Aeroportos Brasil Viracopos à Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). A transferência dos voos do antigo para o novo terminal ocorrerá de forma gradual até março de 2015.

Na madrugada desta quinta, passageiros que chegavam ao antigo terminal eram levados de ônibus para o novo, que é quatro vezes maior. "É bem bonito o novo terminal. Não sabia que já tinha sido inaugurado", disse o empresário Luiz Maretti, 51, que é de Mogi Mirim, utiliza o aeroporto cinco vezes por ano e viajou para Santa Catarina a negócios.

Inicialmente, o novo terminal receberá apenas cinco voos nacionais -uma chegada e quatro partidas-, de segunda a sábado. O número deve chegar a 40 até o início de dezembro, quando está prevista a migração dos voos internacionais.

Por enquanto, apenas um terço do saguão principal e parte do embarque e desembarque está sendo utilizado. Ainda há tapumes, guindastes e obras sendo realizadas no restante do novo terminal, que ainda está com o acabamento interno e externo incompletos, e em seu entorno.

A parte já inaugurada tem corredores amplos. Carpetes e cadeiras de couro nas áreas de embarque chamam a atenção pelo conforto.

Percalços

Durante a ampliação de Viracopos, a concessionária teve uma série de percalços que resultaram no descumprimento do prazo, entre eles dois acidentes fatais e fiscalizações que interromperam provisoriamente os trabalhos.

"Comparando com outros aeroportos internacionais como o de Las Vegas, o terminal 3 de Heathrow [Londres] e o de Shengzhen, na China, grandes aeroportos que foram entregues recentemente, nós estamos efetivamente fazendo quatro anos em dois", afirmou Küster.

"E não podemos comparar com outros aeroportos concessionados, porque nenhum outro teve de fazer as obras que nós fizemos", afirmou o diretor-presidente, referindo-se a Brasília e Guarulhos -que também foram concedidos à iniciativa privada em 2012, mas entregaram as obras no prazo.A concessionária chegou a colocar mais de 8.000 operários no canteiro de obras da ampliação -que engloba o novo terminal de passageiros, um novo pátio de aeronaves e pistas de taxiamento, um edifício-garagem para 4.000 veículos e a duplicação da via de acesso ao aeroporto.

"Não podemos deixar de considerar que, durante a Copa, operamos parte do aeroporto de Viracopos e atendemos à grande demanda e exigência do país naquele momento. Entregamos a parte mais crítica do aeroporto, que foram o pátio de aeronaves e as pistas taxiamento", ressaltou Küster.

Em setembro, a Folha de S.Paulo revelou que a ampliação do aeroporto estava sem licença ambiental de operação e havia funcionado de forma irregular durante a Copa. Por utilizar parte da ampliação sem a documentação necessária, a Aeroportos Brasil Viracopos foi multada em R$ 5.000 pela Cetesb, órgão do governo paulista responsável pela emissão da licença.

Indispensável para a utilização das estruturas, a licença de operação foi expedida no início deste mês –quando foi inaugurada a duplicação da via de acesso e o edifício-garagem começou a operar de forma definitiva.

Histórico

Concedido à iniciativa privada em 2012, junto com os aeroportos de Brasília e Guarulhos, Viracopos foi arrematado por um consórcio formado pelas empresas UTC, Triunfo e Egis, que venceu o leilão ao oferecer R$ 3,8 bilhões por 30 anos de concessão.

O aeroporto é hoje o sexto maior aeroporto do Brasil em número de passageiros e o segundo em carga transportadas (9,3 milhões de pessoas e 235 mil toneladas em 2013).

Em setembro, Viracopos bateu recorde de passageiros para o mês, com um crescimento de quase 20% na comparação com o ano anterior. Foram transportados 7,3 milhões de passageiros nos nove primeiros meses de 2014, contra 6,8 milhões no mesmo período de 2013 -uma alta de 7%A projeção da concessionária é que, até 2042, ele transporte 80 milhões de passageiros por ano e se torne o maior da América Latina, com quatro pistas de pousos e decolagens. A expansão prevê também hotéis, shopping center e centro de convenções.

Dos R$ 9,5 bilhões de investimentos previstos ao longo da concessão, R$ 3 bilhões estão sendo gastos nesta primeira fase.

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