Gabriel Galípolo, que era o “número 2” do Ministério da Fazenda, foi indicado para o cargo de diretor de Política Monetária do BC.| Foto: Albino Oliveira/Ministério da Fazenda
Ouça este conteúdo

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) vai sabatinar nesta terça-feira (4) o economista Gabriel Galípolo e o advogado Ailton de Aquino Santos. Eles foram indicados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para a diretoria do Banco Central (BC). As sabatinas devem começar após o fim da reunião deliberativa do colegiado, marcada para 8h30.

CARREGANDO :)

Professor universitário, Galípolo foi indicado para ocupar a diretoria de Política Monetária do Banco Central, em substituição a Bruno Serra Fernandes. Galípolo é secretário-executivo do Ministério da Fazenda, chefiado pelo ministro Fernando Haddad. O relator da indicação é o senador Otto Alencar (PSD-BA), informou a Agência Senado.

Galípolo já trabalhou no Centro Brasileiro de Relações Internacionais, na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e no Banco Fator. Ocupou também a chefia das secretarias de Economia e de Transportes no governo estadual de São Paulo. É graduado em economia e tem mestrado em economia política.

Publicidade

Por sua vez, Ailton Aquino Santos é advogado e servidor de carreira do BC desde 1998, onde já ocupou diversas funções, inclusive a de auditor-chefe da instituição. O senador Irajá (PSD-TO) é o relator da indicação. O indicado vai substituir Paulo Sérgio Neves de Souza na diretoria de Fiscalização do BC. Formado em direito e em ciências contábeis, Santos tem pós-graduações nas áreas de engenharia econômica de negócios, direito constitucional e contabilidade internacional.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]