- Combinação dos índices de inflação e desemprego é um desafio nas eleições para o presidente Jair Bolsonaro
*) Você sabe o que é “índice de sofrimento”? Não se trata de um indicador oficial, mas é uma boa medida para compreender a situação econômica de um país.
É uma combinação dos índices de desemprego e inflação. O primeiro, dá sinais de recuperação no Brasil. A taxa de desemprego no país entre fevereiro e abril deste ano ficou em 10,5%, uma redução de 0,7 ponto percentual em comparação ao trimestre entre novembro de 2021 e janeiro de 2022 (11,2%) e 4,3 pontos percentuais menor em relação ao mesmo período do ano passado.
Segundo o levantamento, essa é a menor taxa de desemprego registrada para um trimestre encerrado em abril desde 2015, quando o valor atingiu 8,1%.
Já a inflação segue bastante alta. Isso, claro, representa uma preocupação para o Palácio do Planalto, pensando na campanha eleitoral pela tentativa de reeleição do presidente Jair Bolsonaro.
Este episódio do podcast 15 Minutos fala sobre o que é este “índice de sofrimento” e por que ele representa um desafio para o governo de Jair Bolsonaro nas eleições. O convidado para analisar este assunto é o Fernando Jasper, que é editor de Economia da Gazeta do Povo.
***
O podcast 15 minutos é um espaço para discussão de assuntos importantes, sempre com análise e a participação da equipe de jornalistas da Gazeta do Povo. De segunda a sexta, de forma leve e dinâmica, com a duração que cabe na correria do seu dia. Apresentação é do jornalista Márcio Miranda.
***
Ficha técnica: ‘15 minutos’, podcast de notícias da Gazeta do Povo #Apresentação e roteiro: Márcio Miranda; direção de conteúdo: Rodrigo Fernandes; equipe de produção: Maria Eduarda Scroccaro montagem: Leonardo Bechtloff; estratégia de distribuição: Marcus Ayres.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast