As bolsas de valores asiáticas tiveram faixas de oscilação contidas e fecharam sem direção comum nesta segunda-feira, com dados econômicos fracos dos Estados Unidos e temores de uma moratória da dívida da Grécia mantendo os investidores cautelosos.
Em Tóquio, o índice Nikkei perdeu 0,18 por cento. O índice da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão operava com leve alta de 0,04 por cento às 7h34 (horário de Brasília), recuperando-se levemente após cinco semanas seguidas de queda.
Autoridades da União Europeia e do Fundo Monetário Internacional (FMI) devem dar o veredicto nesta semana sobre os esforços de Atenas para controlar o deficit orçamentário.
Aumentando as preocupações com a zona do euro, um ministro do governo da Irlanda disse que o país pode ter de pedir outro empréstimo à UE e ao FMI, pois terá dificuldade para voltar aos mercados de dívida e levantar fundos no ano que vem.
Uma série de dados fracos também gerou dúvidas sobre a recuperação econômica dos EUA, com expectativas de que as autoridades possam manter a taxa básica de juros até 2012, prejudicando a atratividade do dólar.
Os operadores também aguardavam dados sobre a indústria manufatureira global, que saem na quarta-feira, por eventuais sinais de uma desaceleração.
O índice de Seul caiu 0,31 por cento. Em Hong Kong, o mercado subiu 0,29 por cento e a bolsa de Taiwan avançou 0,16 por cento, enquanto o índice referencial de Xangai perdeu 0,13 por cento. Cingapura encerrou em alta de 0,16 por cento e Sydney fechou em baixa de 0,35 por cento.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast