A indústria contratou 26 mil empregados na passagem de setembro para outubro. A alta no número de ocupados no setor foi de 0,7%, segundo os dados da Pesquisa Mensal de Emprego (PME) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
No entanto, na comparação com outubro de 2013, o número de trabalhadores no setor ainda é 3,4% menor, o equivalente a um corte de 123 mil vagas.
Na construção, a ocupação aumentou 3,1% em outubro ante setembro, o equivalente a mais 55 mil postos de trabalho. Na comparação com outubro de 2013, a alta foi de 1,4%, 24 mil empregados a mais. No comércio, a queda na ocupação em outubro ante setembro foi de 0,7%, 32 mil vagas a menos.
Em relação a outubro de 2013, o recuo é de 4%, 174 postos de trabalho eliminados. Os serviços prestados a empresas aumentaram em 0,7% o total de ocupados em outubro ante setembro, 29 mil pessoas a mais. Na comparação com outubro do ano passado, a alta foi de 2%, com 76 mil vagas criadas.
Na educação, saúde e administração pública, o aumento nos ocupados foi de 1,5% em outubro ante setembro, mais 61 mil vagas. Em relação a outubro de 2013, o crescimento foi de 0,3%, apenas 11 mil trabalhadores a mais.
Serviços
Nos serviços domésticos, os ocupados aumentaram 1,8% em outubro ante setembro, 25 mil trabalhadores a mais. Em relação a outubro do ano passado, o crescimento foi de 1,4%, um adicional de 20 mil empregados.
Nos outros serviços, houve estabilidade no total de ocupados no setor na passagem de setembro para outubro. Na comparação com outubro de 2013, o aumento foi de 4,4%, o equivalente a 184 postos de trabalho a mais.
Conanda aprova aborto em meninas sem autorização dos pais e exclui orientação sobre adoção
Piorou geral: mercado eleva projeções para juros, dólar e inflação em 2025
Brasil dificulta atuação de multinacionais com a segunda pior burocracia do mundo
Dino suspende pagamento de R$ 4,2 bi em emendas e manda PF investigar liberação de recursos
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast