O crescimento da atividade industrial e o ritmo dos aumentos dos preços desaceleraram na China em dezembro, mas ainda permaneceram em patamares relativamente altos, de acordo com indicadores divulgados nesta quinta-feira (30). O Índice dos Gerentes de Compras Industriais do HSBC China recuou para 54,4 em dezembro, ante 55 3 em novembro. Uma leitura do PMI acima de 50 indica expansão da atividade industrial, ao passo que a leitura abaixo desse nível sinaliza contração.
"A produção industrial chinesa cresceu em dezembro, embora tenha registrado a menor taxa em três meses", informou o HSBC num comunicado. Paralelamente, a inflação ao produtor e ao consumidor desacelerou, mas ainda continuaram mais fortes que a média.
O HSBC Holdings não forneceu números específicos para os subíndices do PMI, mas destacou que os subíndices de preços ao produtor e ao consumidor recuaram em dezembro, indicando uma elevação mais lenta dos preços. O órgão afirmou, no entanto, que ambos indicadores são consistentes com as substanciais pressões inflacionárias.
Os dados sinalizaram que o crescimento da produção foi principalmente doméstico, informou o HSBC Holdings, uma vez que as novas exportações das empresas aumentaram a uma taxa muito mais lenta que a registrada pelo número total de novas encomendas.