Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Desempenho

Indústria da Região Sul mostra evidente recuperação

Rio – O fim da crise agrícola e as boas perspectivas para a safra de 2007 estão ajudando a melhorar significativamente o desempenho das indústrias do Sul do país, especialmente a gaúcha. Esse efeito positivo da agricultura vem sendo percebido não apenas no Rio Grande do Sul, mas também no Paraná e em Santa Catarina.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs) mostram que a região, cuja economia foi castigada em 2005 e no ano passado, começa a mostrar recuperação.

O economista André Macedo, da coordenação de indústria do IBGE, destaca que a indústria gaúcha, que chegou a registrar queda na produção de 8,8% em abril do ano passado na comparação com igual mês do ano anterior – o pior resultado mensal na região no ano passado –, reverteu para expansões nessa base de comparação de 5,9% em janeiro e 5,6% em fevereiro deste ano.

Segundo ele, "muito dessa recuperação tem a ver com a reação do setor agrícola, que tem efeito não apenas sobre a produção de alimentos, como com todos os setores relacionados ao agronegócio". O economista explica que as perspectivas para o setor agrícola têm impacto positivo em toda a economia da região. Em 2006, refletindo a forte crise agrícola provocada por problemas climáticos em 2005, a indústria gaúcha acumulou queda de 2% na produção.

O recuo ocorreu sobre uma base de comparação já deprimida. A indústria da região havia diminuído a produção em 3,6% no ano anterior. Os resultados anuais em 2006 também foram ruins no Paraná (-1,6%) e em Santa Catarina (0,2%). No acumulado do primeiro bimestre deste ano, a situação é bem diversa não apenas na indústria do Rio Grande do Sul (5,8%), mas também na paranaense (5,7%) e na catarinense (2,8%).

A previsão para a safra agrícola de 2007, segundo o IBGE, é de 130,7 milhões de toneladas, volume 11% maior que no ano passado. Na Região Sul, que responde por 44,4% da safra nacional, o aumento deverá ser chegar a 19,6%.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.