Operadoras de telefonia fixa, fabricantes de aparelhos e setup boxes (aquelas caixinhas decodificadoras de sinais), como a Philips, e integradores de sistemas como a Siemens esperam oferecer, ainda em 2007, o serviço de IPTV, que concorrerá com a TV Digital. Na prática, trata-se de internet pela TV e de TV pela internet, conta a repórter Elis Monteiro, na edição desta segunda-feira do jornal "O Globo".
Isso propiciaria, por exemplo, que enquanto passa um programa na tela da TV, o consumidor possa atender uma ligação de telefone usando o controle remoto.
A pessoa do outro lado da linha aparece em uma janela do televisor, e a conversa continua, assim como o programa. Melhor: usando a TV, será possível comprar, na hora, um capítulo de série ou um filme que acabou de ser lançado em DVD. Tudo isso aí e muito mais estará disponível ainda este ano aqui no país.
Pelo menos é o que esperam as operadoras de telefonia fixa. O problema é que, assim como as licitações para 3G e WiMax, a regulamentação para o funcionamento da IPTV também está parada na Anatel.