Curitiba O faturamento da indústria paranaense cresceu 7,53% em junho, em relação a maio, segundo a pesquisa Análise Conjuntural, do Departamento Econômico da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep). O resultado está relacionado ao crescimento das vendas realizadas dentro do Paraná e para outros estados brasileiros. Já no balanço do semestre, os números são piores: as vendas do estado aumentaram só 2,15%, na comparação com o mesmo período de 2004.
Nos primeiros seis meses do ano o ritmo foi afetado pela contínua elevação da taxa de juros, pela queda do dólar e do faturamento dos produtos agrícolas, o que provocou acomodação da atividade industrial.
Segundo o coordenador do Departamento Econômico da Fiep, Maurílio Schmitt, em junho as vendas industriais cresceram 12,72% dentro do Paraná e 7,40% no Brasil. Também houve alta de 0,77% no faturamento com a exportação, menos significativo em razão do câmbio menor em relação a 2004. "Se a moeda americana estivesse no mesmo patamar do ano passado, o faturamento poderia ser maior no semestre, pois o volume de produtos industrializados continua crescendo", explica Schmitt.
No acumulado do ano, o faturamento gerado pela exportação aumentou 11,09%, sobre o mesmo período de 2004. Ao mesmo tempo, houve retração de 3,64% nas vendas para outros estados e crescimento de 3,06% dentro do Paraná. Dos 18 itens pesquisados, oito contribuíram para alta no faturamento industrial.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião