A produção industrial paranaense teve retração de 5,2% em novembro, na comparação com o mesmo mês do ano passado, segundo Pesquisa Industrial Mensal Produção Física Regional divulgada hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Nos três primeiros meses do ano, a indústria do Paraná acumula queda de 10,5%. Em março, na comparação com o mês de fevereiro, houve queda de 2,3% na atividade industrial.

CARREGANDO :)

Dos 14 setores pesquisados no Paraná, seis tiveram desempenho negativo, com destaque para o setor automotivo, que teve queda de 33,2% em março na comparação com o março de 2014. Também amargaram queda na produção os setores de fabricação de produtos de minerais não-metálicos (-13,4%); indústrias de transformação (-5,2%); fabricação de produtos de madeira (-4%); fabricação de coque, de produtos derivados do petróleo e de biocombustíveis (-5,1%); fabricação de produtos de borracha e de material plástico (-5%);

Na outra ponta, das contribuições positivas, o setor que mais cresceu foi o de fabricação de máquinas e equipamentos, com alta de 11,7% em março na comparação com o mesmo mês de 2014. Também tiveram desempenho positivo, com contribuições mais significativas, fabricação de máquinas, aparelhos e materiais elétricos (9,4%) ; fabricação de bebidas (7,1%); fabricação de celulose, papel e produtos de papel (5,4%), e fabricação de outros produtos químicos (8,7%).

Publicidade