O modelo batizado de "Gestão do Bem" foi o responsável por dar à Apsen, empresa da área farmacêutica, o prêmio de melhor empresa para os jovens trabalharem pela consultoria Great Place To Work, que elabora a lista das 100 melhores empresas para se trabalhar no Brasil, publicada pela revista Época.

CARREGANDO :)

O diretor de RH da companhia, Floriano Serra, conta que o modelo de gestão da empresa, implementado formalmente desde 2003, se baseia em um modelo de liberdade e de respeito a todos os colaboradores da empresa, que atraiu os jovens. Com isso, 25% dos gerentes da empresa têm entre 25 e 30 anos. Segundo ele, o mais importante para um profissional da empresa é saber se relacionar com os colegas.

- A gente tem coragem de demitir quem não sabe se relacionar com os outros, quem faz os outros chorarem no banheiro, mesmo que ele seja um técnico muito competente - afirmou Serra.

Publicidade

Além disso, a consultoria considerou excelentes os programas da empresa para estagiários. Entre os benefícios oferecidos para os estagiários estão assistência médica e odontológica gratuita e extensiva aos dependentes; seguro de vida; cesta de Natal; bonificação liberal no valor de 100% da bolsa; participação nos lucros e resultados da empresa; participação em programas de treinamento e desenvolvimento; férias escolares (licença de 20 dias com pagamento de 100% da bolsa).

Serra conta que o modelo de gestão tem também trazido bons resultados para a empresa, que também foi eleita a 10ª melhor para se trabalhar na listagem geral da Great Place to Work. A Apsen, 25º maior laboratório do país com faturamento anual em torno de R$ 250 milhões, tem 700 funcionários e apresenta crescimento de 20% ao ano, segundo Serra.

A consultoria Great Place to Work escolheu ainda outras 19 empresas em diferentes práticas de recursos humanos. Entre elas, a Microsoft, por práticas de reconhecimento aos funcionários que se destacaram em projetos e objetivos, e a indústria química Dow Brasil, com práticas diferenciadas de remuneração.