• Carregando...

Brasília – A Sondagem Industrial da Confederação Nacional da Indústria (CNI) revelou que grande parte das empresas brasileiras está insatisfeita com a margem de lucro operacional. O levantamento mostra que o indicador de lucro operacional ficou em 41,7 pontos. Índices acima de 50 pontos mostram satisfação. Segundo o economista da CNI, Renato da Fonseca, é natural que haja uma insatisfação com a margem de lucro.

Ele explicou que somente o setor de petróleo demonstra contentamento com seus rendimentos e que os segmentos de transporte, equipamentos hospitalares e bebidas são os que têm menor insatisfação. O descontentamento maior se concentra nos setores de madeira, calçados e couros, que têm sofrido muito com a concorrência dos produtos chineses.

Entre os grupos de empresas, as grandes são as menos insatisfeitas, com índice de 45,1 pontos, enquanto as pequenas são as que mais reclamam da margem de lucro operacional, com 38 4 pontos. Segundo Fonseca, a percepção positiva de margem de lucro estimula o empresário a investir.

O economista não acredita que a insatisfação das empresas com sua lucratividade operacional, em um ambiente de aquecimento forte da demanda, levará no futuro a aumentos de preços, para recomposição dessas margens.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]