Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Exportações

Indústrias de mate estão de olho no mercado árabe

As indústrias de erva mate planejam ampliar, ainda em 2010, as exportações de produtos processados, como chás, chimarrão e guaraná. Para expandir as vendas externas, as empresas estão de olho em novos mercados. Os países árabes – que consomem cerca US$ 20 bilhões por ano em produtos de erva mate – têm chamado, em especial, a atenção das indústrias.

Em Dubai, nos Emirados Árabes, em um dos maiores encontros do setor alimentício do mundo, um representante vai negociar a entrada do produto brasileiro naquele mercado. De acordo com o representante das indústrias brasileiras, Heroldo Secco Júnior, há potencial para que o mate brasileiro seja exportado aos árabes. "Esperamos alcançar até US$4 milhões em exportações para esses países", disse, em entrevista ao telejornal ParanáTV, da RPC TV.

Em 2009, 30 mil toneladas de erva-mate foram exportadas pelo Brasil a 29 países. Se novos acordos forem feitos, as vendas externas brasileiras do produto podem aumentar em torno de 30%. Benefícios diretos para uma indústria de Cascavel, que também está de olho no mercado árabe e estará representada no evento. A empresa processa 300 toneladas de mate por mês e aponta que o aumento nas exportações poderia implicar em mais contratações. "Aqui a gente cuida muito da qualidade e procura ter uma melhoria continua dos produtos. Conquistar esse tipo de mercado, para nós, seria uma felicidade imensa", aponta a funcionária da indústria, a técnica de alimentos Gissela Toniazzo.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.