Os móveis em série e sob medida produzidos por pequenas empresas em Pato Branco, no sudoeste do Paraná, vão ganhar uma marca em comum. É a grife Móveis Sudoeste Linha Pato Branco, nova marca que será lançada na quarta-feira (17), às 11 horas, no auditório do Sebrae no Paraná, em Curitiba.
Um show-room organizado pela Associação Comercial e Empresarial de Pato Branco (ACEPB), Associação da Indústria Moveleira de Pato Branco (ASSIMOP), com o apoio do Sebrae, vai reunir uma mostra do que de melhor é produzido em móveis por 11 fábricas do município. A exposição das peças será nos dias 17 e 18, das 14 horas às 20h30, no Centro de Negócios do Sebrae, em Curitiba.
"Os empresários do setor moveleiro de Pato Branco querem ganhar o mercado nacional, querem levar sua produção para outros estados brasileiros. São cerca de 40 empresas, que formam um núcleo produtivo responsável por 600 empregos diretos", diz o diretor de Administração e Finanças do Sebrae no Paraná, Vitor Roberto Tioqueta.
A idéia de lançar uma grife, segundo o diretor, nasceu no ano passado, quando os empresários que compõem o núcleo moveleiro identificaram como um desejo comum abrir novos mercados e agregar valor à produção. O lançamento da grife será em Curitiba porque a capital paranaense tem tradição na divulgação de produtos em rede nacional.
O Empreender é um programa do Sebrae e da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap), que trabalha a organização de micro e pequenas empresas conjuntamente com a formação de núcleos setoriais.
O núcleo moveleiro de Pato Branco foi selecionado pelo Empreender Competitivo - uma das modalidades do Empreender e recebeu recursos financeiros para investimentos. Assim, foi possível contratar a designer Flávia Pagotti Silva para auxiliar na montagem da grife. Flávia é formada em Arquitetura pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP) e com mestrado em Design de Produtos pela Royal College of Art, de Londres.
Cara nova
Antes de trabalhar a criação do design dos móveis, Flávia Pagotti Silva fez uma pesquisa de campo. Em abril deste ano, visitou as fábricas de móveis de Pato Branco. "Os móveis foram adequados ao desejo e às expectativas de cada empresário, por isso guardam suas particularidades. Uns buscavam ampliar a produção em série, outros móveis mais elaborados. Cada peça guarda uma característica individual", diz a designer. Os móveis seguem padrões de design, ergonomia e sustentabilidade.
Para o presidente da ACEPB, André de Almeida Ferreira, o diferencial buscado pelos empresários na produção dos móveis que vão compor a grife vai representar mais negócios. "O show-room de lançamento é fruto do trabalho realizado junto ao núcleo setorial. A idéia é ampliar o número de empresas participantes", destaca.
Francisco Gava, proprietário das Cozinhas Gava, está otimista. Considera uma oportunidade para vender mais. "O que os móveis de Pato Branco têm de diferente? Alto padrão de qualidade e acabamento, com preços de mercado e logística para distribuição", afirma.
Por etapas
Nessa primeira etapa, participarão do show-room de lançamento da grife Móveis Sudoeste Linha Pato Branco 11 fábricas: Cozinhas Gava, Estofados Piacentini Ltda., Vision Indústria e Comércio de Móveis Ltda., Master Móveis, Móveis Pagnoncelli, Finity Móveis, Copa Móveis, AGM Móveis, Móveis Real, Rei da Cadeira e Robe Móveis.
São mezaninos, mesas, cristaleiras, carrinhos multiuso e cabeceira de cama, dentre outros. O show-room tem como objetivo atrair profissionais do setor, representantes comerciais, designers, lojistas e distribuidores. Um catálogo com as peças produzidas foi elaborado.
"Novos móveis estão em fase de produção e que a idéia é ampliar as opções", afirma o presidente da ASSIMOP, Ary Fim. Pato Branco se destaca pela produção de sofás, móveis para cozinha, lavanderia, salões de festas, quartos, salas, banheiros escritórios, móveis infantis, instalações comerciais, utilizando como matéria-prima o MDF (placa de fibras de madeira de média densidade) e madeira maciça proveniente de reflorestamento.
"A idéia é ampliar a produção, para sempre ter peças novas. Os empresários de Pato Branco compreenderam as vantagens que poderão obter ao agregar valor aos seus produtos", assinala Ary Fim.
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