A segunda edição da pesquisa Bússola da Inovação, realizada pela Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), mostra que houve uma queda de 13% no Índice Paranaense de Inovação (IPrI). No levantamento de 2014 – que teve o ano de 2012 como referência – o índice foi de 5,73. Já na edição divulgada neste ano, que teve os dados coletados em 2014, a nota registrada foi 5. Os principais desafios identificados pela pesquisa foram a aquisição de conhecimento externo; a captação e exploração de incentivos e recursos; e a formalização e qualificação de equipes de pesquisa e desenvolvimento (P&D).
Para o coordenador do projeto Bússola da Inovação, Augusto Cesar Machado, a queda está relacionada a mudanças metodológicas na pesquisa. “Nós acrescentamos variáveis e agora o indicador tem uma aproximação muito mais consistente e convergente com a realidade”, explica.
Ao todo, 397 empresas do Paraná participaram desta edição da pesquisa, que avaliou dez dimensões da inovação no ambiente corporativo. De acordo com o levantamento, 57% dessas companhias investem em P & D. Ainda assim, esta atividade geralmente tem baixa prioridade e pouca formalização de procedimentos e equipes.
Outra dificuldade enfrentada nos processos de inovação é a captação de recursos. Os dados da Fiep apontam obstáculos na elaboração de projetos e no excesso de burocracia para obtenção de recursos. Deste modo, 53% das empresas utilizam recursos próprios para inovar.
Inovar para sair da crise
Um dos especialistas em inovação que auxiliou no desenvolvimento da pesquisa foi o professor Dálcio Roberto dos Reis, da Universidade Positivo. Para ele, há empresas que têm uma capacidade melhor de vislumbrar o futuro e que enxergam nos momentos de crise a inovação não como uma despesa a mais, mas como uma importante arma de competição para sair do cenário desfavorável. “Infelizmente esta não é a visão geral”, pondera.
Um dos fatores que mantém as empresas receosas de investir em inovação é o risco. Para o especialista, entretanto, o risco é inerente ao processo de inovação. “É impossível inovar sem um risco associado, seja o risco tecnológico ou o risco mercadológico, de a sociedade não consumir este novo produto”, diz. Para combater esse medo, o professor recomenda a criação de um ambiente organizacional que trabalhe ideias como a aceitação do risco e a não punição de funcionários por ideias apresentadas.
A Bússola da Inovação aponta que, na maioria dos casos avaliados no Paraná, as empresas conseguiram obter resultados acima dos valores investidos. “Esses resultados que a pesquisa traz provam para a empresa que na grande maioria dos casos a inovação é salutar”, afirma Reis.