Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
preços

Inflação acelerou em maio, diz IBGE

Cigarro subiu 14,26% em 30 dias e puxou para cima a inflação | Cristhian Rizzi/ Gazeta do Povo
Cigarro subiu 14,26% em 30 dias e puxou para cima a inflação (Foto: Cristhian Rizzi/ Gazeta do Povo)

A prévia da inflação oficial não deu trégua em maio, como esperava o governo. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) avançou 0,51% no mês, acima da taxa de abril (0,43%), informou ontem o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com isso, o IPCA-15 acumulado neste ano chegou a 2,39%, ainda abaixo do resultado do mesmo período do ano passado (3,86%). Na taxa acumulada em 12 meses, o índice caiu para 5,05% em maio, ante 5,25% registrados em abril.

Embora mostrando aceleração em relação ao mês anterior, o IPCA-15 de maio veio ligeiramente abaixo da expectativa média do mercado. Pesquisa realizada pela Reuters apontou que o indicador subiria 0,55% neste mês, de acordo com a mediana das previsões de 17 analistas. As estimativas variavam de 0,45% a 0,60%.

Mesmo com a alta de preços ligeiramente mais forte em maio que em abril, o governo federal acabou de lançar medidas de estímulo à economia. Na segunda-feira, anunciou o sétimo conjunto de ações de incentivo ao crescimento econômico desde 2008, que inclui desonerações tributárias, queda de juros para diversas linhas do BNDES, e a redução do compulsório para que os bancos possam aumentar a oferta de crédito na compra de veículos.

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, assegurou que as medidas de estímulo ao consumo não vão interferir na inflação. De acordo com Mantega, o efeito será o contrário: haverá deflação por causa da redução do custo tributário e também do preço de tabela dos veículos. Ele avalia que a economia está crescendo a taxas moderadas e pode se expandir sem pressionar os preços.

Destaques

Segundo o IBGE, os principais destaques deste mês ficaram para os preços dos cigarros (com aumento de 14,26%), remédios (+1,85%) e o feijão carioca (+15,30%) que, juntos, responderam por 0,22 ponto percentual do IPCA-15 de maio – ou 43% do índice do mês.

Na segunda-feira, o mercado estimou que o IPCA fechará este ano em 5,21%, de acordo com o relatório Focus divulgado pelo Banco Central. Entretanto, para 2013 a expectativa foi elevada de 5,53% na semana passada para 5,60%. O governo avalia que o recente movimento de alta da inflação não preocupa e continua afirmando que ela convergirá para o centro da meta, estipulado em 4,5%.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.