A inflação ao consumidor dos Estados Unidos permaneceu baixa em fevereiro. O índice de preços dos gastos com consumo pessoal (PCE, na sigla em inglês) subiu 0,4% em fevereiro na comparação com janeiro, segundo dados divulgados hoje. Em relação a fevereiro do ano passado, houve alta de 1,6%.
Já o núcleo do índice PCE - o indicador favorito do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) para acompanhar a tendência dos preços no país - aumentou 0,2% em fevereiro ante janeiro. O resultado ficou em linha com a previsão dos economistas. O avanço anual do núcleo do PCE foi de 0,9%.
Gastos
Os gastos dos consumidores norte-americanos aumentaram 0,7% em fevereiro, segundo o Departamento do Comércio dos EUA. A alta foi a maior registrada desde outubro do ano passado e a oitava consecutiva. Os gastos dos consumidores são uma parte essencial da economia dos EUA, visto que correspondem a 70% do Produto Interno Bruto (PIB).
A renda pessoal aumentou 0,3%, enquanto a taxa de poupança recuou para 5,8%. Economistas haviam previsto uma alta de 0,6% dos gastos dos consumidores e um aumento de 0,4% da renda pessoal em fevereiro.
Segundo dados revisados, a renda pessoal aumentou 1,2% em janeiro, ante leitura preliminar que apontou aumento de 1%. Já os gastos dos consumidores avançaram 0,3%, em comparação com a estimativa anterior de um ganho de 0,2%.