A inflação de outubro medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) subiu para 0,45%, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que faz esse levantamento de preços. Em setembro, a inflação pelo IPCA havia sido de 0,26%. Com o resultado, o IPCA acumula alta de 5,23% no ano e de 6,41% nos últimos 12 meses.
Os alimentos subiram 0,69% Noi IPCA de outubro e reverteram a deflação de 0,18% e 0,27% verificada em agosto e setembro, respectivamente.
O IPCA é o índice oficial utilizado pelo Banco Central para o regime de metas de inflação. O Conselho Monetário Nacional (CMN) definiu que o centro da meta de inflação para 2008 é de 4,5%, com margem de tolerância de dois pontos porcentuais para cima ou para baixo, ou seja, o teto é de 6,5% e o piso, de 2,5%.
O INPC, que mede a inflação para as famílias com renda mensal de até seis salários mínimos, subiu 0,50% em outubro, ante elevação de 0,15 em setembro. Com isso, o INPC acumula alta de 5,77% no ano e de 7,26% em 12 meses.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast