O jornal britânico Financial Times publicou reportagem em seu site ontem sobre a alta do preço do tomate no Brasil e seu possível impacto na popularidade da presidente Dilma Rousseff. No texto, o correspondente do jornal em São Paulo, Joe Leahy, escreve que a subida dos preços do fruto, apesar de ser em parte causada por questões climáticas, é sintomática de uma inflação crescente no país.
Segundo o FT, a inflação do tomate está desafiando as chances de reeleição da presidente Dilma "que está entre os presidentes mais populares do mundo", de acordo com o jornal no próximo ano. "A inflação brasileira permanece bem abaixo da registrada em outras nações emergentes, como a vizinha Argentina, onde é de mais de 25%", diz o texto.
"Mas, no mês passado, atingiu 6,59%, superando o teto da meta do Banco Central e provocando preocupação em uma sociedade com pouca tolerância à alta de preços."
A reportagem afirma que este é um tema é "altamente emotivo" no Brasil por causa das dificuldades enfrentadas pelo país com a inflação nas décadas anteriores, quando a alta de preços em alguns produtos chegava a 2.500%. De acordo com o texto de Leahy, a subida dos preços do tomate provocou protestos de donos de restaurantes em São Paulo, "cidade conhecida por ter as melhores pizzas do país".
Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara
Teólogo pró-Lula sugere que igrejas agradeçam a Deus pelo “livramento do golpe”
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Frases da Semana: “Alexandre de Moraes é um grande parceiro”
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast