• Carregando...

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que mede a variação da inflação, teve um aumento de 0,49% em Curitiba nos últimos 30 dias contados a partir de segunda-feira (8). Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (12) pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes). Os principais responsáveis pela expansão das despesas foram os setores de vestuário, que registrou um acréscimo de 3,54%, e transportes, com alta de 0,96%.

"O que puxou esse aumento foi o final das liquidações de verão e a entrada dos modelos da nova estação nas lojas de roupa, a variação do valor da passagem de ônibus na capital e o aumento do preço do combustível", explicou o presidente do Ipardes, Gilmar Mendes Lourenço.

Na contramão, está principalmente o grupo de habitação, que teve uma queda de 3,11%, incentivado pela redução da tarifa de energia elétrica residencial. Segundo Lourenço, as variações nos outros conjuntos – alimentos e bebidas (0,72%), artigos de residência (1,1%), saúde e cuidados pessoais (1,3%), despesas pessoais (-0,08%), comunicação (1,16%) e educação (0,41%) – seguem a tendência da economia nacional.

"Esse não é um movimento preocupante para nós. São números esperados para uma cidade como Curitiba, que está encaixada num cenário nacional de aumento da inflação", conclui.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]