A inflação na cidade de São Paulo, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor (IPC) da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), fechou 2010 com taxa de 6,40%. A maior anteriror a essa havia sido registrada em 2004, quando o índice ficara em 6,56%. Os números foram divulgados nesta quarta-feira (5). Em 2009, a inflação registrada foi de 3,65%.
Em dezembro, a inflação ao consumidor desacelerou devido a uma menor alta dos custos de alimentos, despesas pessoais e vestuário. O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) teve alta de 0,54% em dezembro, ante 0,72% em novembro, segundo a fundação.
Os preços do grupo alimentação registraram alta de 1,38% em dezembro, contra avanço de 2,02% no mês anterior. Os gastos com despesas pessoais subiram 0,31% no mês passado, diante de alta de 0,59% antes. Os custos de vestuário, que também contribuíram para a desaceleração do índice na comparação mensal, tiveram aumento de 0,67% no mês passado, após 0,84% na apuração anterior.O IPC mede a variação dos preços no município de São Paulo de famílias com renda até 20 salários mínimos.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast