A trajetória de inflação no período de 2002 a 2005 é "consistente" e se insere no processo de convergência para as metas de longo prazo fixadas para os próximos dois anos, de 4,5%. A análise foi feita nesta sexta-feira (3) pelo presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, que lembrou as previsões de analistas de mercado de inflação de 4,6% este ano e de 4,5% para 2007. Meirelles, no entanto, reiterou que a tendência para 2006 e para os próximos anos é de convergência para a meta.

CARREGANDO :)

"A experiência de muitos países tem demonstrado que, na medida em que há uma trajetória consistente de inflação na meta, isso diminui muito o custo de desinflação e aumenta o retorno esperado do controle inflacionário", avaliou.

Meirelles chamou a atenção para o fato de que, há alguns anos, nos países que mantém índices de inflação adequadas às suas metas, o crescimento médio tende a se expandir e a taxa média de juros tende a cair "na medida em que os agentes formadores de preços já tendem a fixar os seus preços levando aquela expectativa de inflação".

Publicidade