A Anheuser-Busch InBev, maior cervejaria do mundo, reduziu perspectivas para o crescimento no Brasil, o segundo maior mercado da empresa, nesta terça-feira (30), devido em parte à inflação dos alimentos que reduziu a quantia de dinheiro que os consumidores têm para gastar com cerveja.
As ações da companhia caíam cerca de 3% após ter divulgado resultados abaixo do esperado e dizer que o volume de cerveja no mercado brasileiro deve ficar estável ou ter queda de um dígito percentual baixo neste ano. Anteriormente, a empresa previa um crescimento de um dígito baixo.
As principais fabricantes de cerveja do mundo estão confiando em mercados emergentes para o crescimento em meio a um aperto na renda do consumidor na Europa e a limitada expansão dos Estados Unidos. Mas o mau tempo e aumentos em impostos elevaram os desafios recentemente.
A AB InBev disse que vendeu 4,1% menos cerveja e outras bebidas nos primeiros três meses do ano, em comparação com o mesmo período do ano passado. A empresa também divulgou quedas em todas as regiões exceto na Ásia, onde a China foi excepcionalmente forte.
O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) subiu 0,9%, para 3,43 bilhões de dólares, mas abaixo da menor expectativa em uma pesquisa da Reuters com 12 analistas, cuja média das previsões apontava um Ebitda de 3,58 bilhões de dólares.
A AB InBev, que tem dois terços do mercado brasileiro de cerveja, disse que os consumidores de cerveja compraram 8,2% menos do que há um ano devido ao calendário, com o carnaval ocorrendo mais cedo do que em 2012, ao mau tempo e pela inflação alta dos alimentos.
A empresa também perdeu participação de mercado.O vice-presidente financeiro da AB Inbev, Felipe Dutra, disse que a ocorrência do Carnaval mais cedo, que encurtou a temporada de vendas de verão, e um clima úmido eram conhecidos. Porém, março se mostrou particularmente fraco.
"O mau tempo continuou em março... mas também vimos alta na inflação de alimentos o que impacta o rendimento disponível real", disse Dutra, acrescentando que economistas esperam uma melhora na inflação durante o ano.Para os fabricantes de cerveja no Brasil, abril foi melhor embora ainda em declínio de cerca de 5%.