A inflação na zona do euro recuou mais que o esperado em setembro, para o menor nível em três anos e meio, e as expectativas para os preços também caíram, mostraram dados divulgados nesta sexta-feira antes de um esperado aumento do juro pelo BCE na próxima semana.
Outro dado indicou aumento da confiança dos consumidores e dos empresários.
O escritório de estatísticas da União Européia, o Eurostat, estimou que os preços nos 12 países que usam o euro subiram 1,8% na comparação anual - abaixo da alta de 2,3% registrada em agosto.
O dado foi inferior ao esperado pelo mercado, que era de 1,9%. Trata-se da menor taxa de inflação anual desde março de 2003, quando era de 1,7%.
O Banco Central Europeu (BCE), que tem como objetivo manter a inflação um pouco abaixo de 2%, se reúne na próxima quinta-feira para discutir política monetária. Os mercados esperam um aumento da taxa básica de juros da região de 0,25 ponto percentual, para 3,25%.
A Comissão informou ainda que a confiança econômica subiu para 109,3 pontos - o maior nível desde fevereiro de 2001. Em agosto, a leitura era de 108,3 pontos.
O índice de confiança empresarial (BCI) avançou para o maior patamar desde junho de 2000.