O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) registrou alta de 0,19% em julho, depois de apurar deflação de 0,21% em junho, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira.

CARREGANDO :)

Segundo a pesquisa do Banco Central junto às principais instituições financeiras, a previsão do mercado era de que o índice ficasse em 0,14% em julho. Economistas ouvidos pela Reuters previam em média uma alta de 0,16%.

No ano, o IPCA acumula alta de 1,73% e nos últimos 12 meses, de 3,97%, abaixo do centro da meta deste ano, de 4,5%. Para 2006, a previsão do mercado, segundo o relatório do BC, é de 3,74%.

Publicidade

Segundo o IBGE, o fim da deflação em julho pode ser explicado pelos aumentos dos grupos transportes e alimentos, além da alta nos salários de empregados domésticos devido ao salário mínimo maior.

O IPCA mede a variação dos preços para famílias com renda de até 40 salários mínimos nas regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro, Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Brasília e Goiânia.