O Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) acelerou apenas ligeiramente no início de agosto, já que altas de custos em cinco grupos foram contrabalançadas por arrefecimentos mais significativos em dois.
O indicador subiu 0,36 por cento na primeira leitura deste mês, ante avanço de 0,34 por cento no mês de julho.
"Nesta divulgação, cinco das sete classes de despesa componentes do índice registraram acréscimos em suas taxas de variação: Habitação, Alimentação, Educação, leitura e recreação, Transportes e Saúde e Cuidados pessoais", afirmou a FGV em nota.
Os preços de Alimentação tiveram aumento de 0,21 por cento na primeira prévia de agosto, após subirem 0,18 por cento na leitura anterior.
Os de Habitação subiram 0,72 por cento agora, contra 0,66 por cento em julho.
Por outro lado, os preços de Vestuário desaceleraram fortemente a alta, para 0,06 por cento na abertura de agosto contra 0,43 por cento em julho. Os de Despesas diversas caíram 0,02 por cento, após subirem 0,11 por cento no mês passado.
O IPC-S da primeira prévia de agosto foi calculado com base nos preços coletados entre 8 de julho e 7 de agosto de 2009, comparados aos coletados entre 8 de junho e 7 de julho de 2009.