• Carregando...

A inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo - 15 (IPCA-15) atingiu 0,60% em março, o que indica uma desaceleração ante a taxa de 0,97% de fevereiro, informou hoje o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado ficou no teto das estimativas dos analistas do mercado financeiro, que esperavam inflação entre 0,46% e 0,60%. A mediana das previsões apontava taxa de 0,53%.

A inflação pelo IPCA-15 em março foi maior que a apurada no mesmo mês do ano passado, quando a taxa foi de 0,55%. Com o resultado anunciado hoje, o índice acumula taxa de inflação de 2 35% em 2011 e de 6,13% nos 12 meses encerrados em março.

Educação

A perda de força da inflação do grupo Educação (de 5,88% para 1 03%), na passagem de fevereiro para março, foi a principal contribuição para a taxa menor do IPCA-15 deste mês, segundo informou o IBGE. Os preços de Educação subiram muito no mês passado, devido ao efeito de reajustes sazonais, como aumentos de mensalidades escolares, que sempre ocorrem no começo de cada ano. No entanto, os reajustes de preços no grupo Educação ficaram concentrados em fevereiro, perdendo força em março.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]