São Paulo Além de adquirir produtos com alto conteúdo tecnológico, a população de baixa renda também está utilizando mais a internet para fazer compras. É o que revela pesquisa o E-Bit. A participação da classe C, com salário de até R$ 1 mil, nas compras utilizando a rede mundial de computadores passou de 6% no primeiro semestre de 2001 para 8% no mesmo período de 2006 dentro de um universo de 6,8 milhões que fazem compras on line. Pela internet, 17,6% dos integrantes da classe C assinaram revistas, jornais e compraram livro; 16,6% compraram CDs e DVDs; 15,8% adquiriram aparelhos eletrônicos; e 7,6% adquiriram produtos de telefonia celular, incluindo o próprio aparelho. "É muito interessante avaliar esses hábitos, porque o consumo de celulares pela web nas classes A e B é praticamente nulo", diz o diretor-geral do E-Bit, Pedro Guasti.
Cinema e pipoca
Ele avalia que a classe C se motivou em comprar pela web por ter ferramentas ágeis de comparação de preços, além do aumento do número de clientes das empresas de cartão de crédito. "Cartão de crédito e internet é como cinema e pipoca na área do consumo", brinca. "Além do aumento do número de computadores em residências, há cada vez mais espaço para comprar pela web em lan houses, bibliotecas e no trabalho. Todos querem mais agilidade nas compras."