Sem poder contar com a receita dos aeroportos de Guarulhos, Campinas e Brasília, concedidos à iniciativa privada, a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) promoveu um forte ajuste na política de preços nas licitações de espaços comerciais, publicitários, restaurantes, hangares, e estacionamentos.
Ao licitar as áreas após o vencimento de contratos antigos, a estatal conseguiu um aumento médio de 80% no valor pago pelas empresas para explorar estes pontos comerciais. Em alguns casos, as companhias que já ocupavam os espaços se dispuseram a pagar mais do que o triplo do contrato anterior.
No aeroporto de Congonhas, em São Paulo, o Citibank aceitou pagar R$ 390 mil por mês para utilizar um espaço publicitário, 127% a mais do que o preço inicial, de R$ 171,8 mil. A Cacau Show fez uma oferta de R$ 60,3 mil, o dobro do valor mínimo proposto. O crescimento das receitas é uma consequência das mudanças que a Infraero adotou no processo de licitação das áreas. Desde 2010, a estatal usa a modalidade do pregão presencial. Antes, as empresas interessadas faziam a proposta em envelope, a partir do preço inicial, e vencia quem apresentasse a maior oferta. Agora, depois dessa etapa, as três companhias que oferecem o maior valor entram numa disputa presencial. "A licitação por pregão foi um achado porque antes a concorrência era apenas pelo envelope e os valores não se afastavam muito do preço inicial", afirmou o diretor comercial da Infraero, Geraldo Moreira Neves.
Ajustes
Também houve ajustes na definição do preço mínimo desse espaços. Para defini-lo, a Infraero tem feito pesquisas sobre os valores pagos em outros terminais do mesmo porte, na área próxima do aeroporto e, principalmente, em shoppings da região. Os prazos de exploração das áreas também foram padronizados e ficaram menores. Para publicidade, por exemplo, eles variam de 12 a 24 meses. Para restaurantes, lanchonetes, e estacionamentos, até 84 meses.
Segundo Neves, alguns contratos tinham prazos muito longos e eram antigos, o que permitia uma defasagem nos preços. "Esse aumento médio de 80% não deve assustar porque os valores pagos anteriormente estavam muito defasados", disse. As novas licitações têm permitido que a Infraero consiga manter o ritmo de crescimento das receitas dos últimos três anos, de cerca de 20%, mesmo sem contar com o dinheiro que vinha de Guarulhos, Campinas e Brasília, que desde dezembro de 2012 não fazem mais parte dessa conta. A privatização desses aeroportos causou uma perda de receita para a Infraero da ordem de 30% na área comercial e de 60% em cargas. Com a concessão de Confins e Galeão, as receitas da estatal em 2014 devem cair ainda mais - 50% na área comercial e 80% em cargas. "Será um desafio estrondoso. Temos que tirar o máximo com o mínimo." As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.