Planejamento é a palavra de ordem neste início de ano para micro e pequenos empreendedores se prepararem para o ano inteiro. Em geral, é preciso estar com a preparação da empresa pronta trinta dias antes de cada data comemorativa ocasiões que costumam multiplicar as vendas das empresas. A indústria tem de trabalhar com uma antecedência maior, para fornecer os produtos ao comércio. Os lojistas, por sua vez, podem se preparar um mês antes das principais datas que movimentam o comércio.
Os empreendedores devem aproveitar o mês de janeiro para prever o que querem para o seu negócio em 2013. Mês a mês, a ideia é colocar na ponta do lápis o que a empresa precisa em termos de equipe, reformas e estoque para as datas comemorativas. "O empreendedor deve programar no início do ano tudo o que deseja para os doze meses. Feriados e datas comemorativas sempre vão existir e por isso a agenda anual deve estar fechada, com o calendário promocional definido, bem como a logística de cada mês", salienta a consultora do Sebrae-PR Walderes Bello.
Confira abaixo uma programação mês a mês ao longo de 2013.
Janeiro
Micro e pequenos empresários ligados à indústria e ao comércio devem usar o mês para planejar o ano e se preparar para as datas comemorativas ao longo de 2013. As decorações temáticas de cada data festiva devem ser pensadas já.
Fevereiro
É preciso estar atento à Páscoa, que neste ano será no dia 31 de março. A data é importante para o setor de alimentos: ainda há, neste mês, a produção de ovos de Páscoa, e os comerciantes devem acertar seus pedidos. Como em fevereiro não há nenhuma data comemorativa, o empresário pode fazer promoções fora de época.
Março
Mês da Páscoa e do Dia da Mulher. O empresário deve caprichar para agradar aos clientes. No início do mês, é preciso pensar em ações para celebrar o Dia da Mulher. Da metade para o fim, o foco é a Páscoa, com ações e decoração voltadas também para as crianças.
Abril
Prepare-se para um dos maiores eventos do comércio brasileiro: o Dia das Mães. Reforce o estoque e prepare a decoração que será usada no início do mês que vem. Já fez o planejamento do fluxo de caixa de maio? Quanto de desconto deve oferecer para atrair mais clientes? Isso deve estar definido já.
Maio
Lembre-se que o feriado do Dia do Trabalho cai no meio da semana, o que não vai gerar um feriado prolongado. Passado o Dia das Mães, foque no Dia dos Namorados. A lista de presentes é variada e entre os itens mais procurados estão eletrônicos e acessórios de moda.
Junho
É chegado o meio do ano. Após o Dia dos Namorados, é importante que o empresário avalie seu planejamento e reconsidere as metas, caso necessário. Se a loja precisar de uma reforma, o ideal é planejá-la agora para ser realizada nos próximos meses. Além disso, com a aproximação do inverno, as roupas de frio ganham as vitrines.
Julho
O ideal é se preparar para o Dia dos Pais, que acontece em agosto e costuma provocar alta de até 10% no faturamento do comércio. Roupas, calçados e acessórios são os itens mais vendidos. Lembre-se que promoções devem ter data para começar e terminar.
Agosto
Mês do Dia dos Pais, por isso as lojas devem estar decoradas com este tema. O mês é importante para as indústrias de automóveis e de alimentos, que aceleram a produção com foco no aumento de vendas que é comum no fim de ano.
Setembro
O recomendável é que o empreendedor já comece o mês com o estoque preparado para atender à demanda do Dia das Crianças, que em alguns segmentos do comércio chega a responder por cerca de 35% de toda a venda do ano.
Outubro
Mês das crianças. Lembre-se que o consumidor que vai atrás de presentes para seus filhos busca mais do que produtos, mas também experiências de consumo. Por isso, para atrair as crianças, o empreendedor pode oferecer brincadeiras e música aos pequenos.
Novembro
O início do mês é o limite para o lojista decorar, contratar mais funcionários e abastecer seu estoque para o Natal, período que chega a duplicar o faturamento do segundo semestre. A equipe precisa chegar ao fim do mês entrosada e preparada para o fim do ano.
Dezembro
Momento de explosão de vendas, por causa do Natal e do revéillon. A programação de dezembro deve estar definida no início do mês, mas deve ser ajustada no decorrer. A segunda quinzena do mês registra um pico na venda de bebidas e alimentos.