Desde a quinta-feira (22), o INSS já começou a liberar a consulta ao extrato de pagamento da primeira metade do décimo terceiro de aposentados e pensionistas.Também terão o benefício segurados que estão recebendo auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez.
De seis extratos de benefícios consultados pela reportagem, com autorização dos segurados, quatro já traziam a informação do valor do depósito.
A primeira parte do abono começa a ser paga na segunda-feira e vai até o dia 6 de setembro. O Ministério da Previdência e o INSS haviam informado que no início desta semana já seria possível consultar o extrato com o valor da parcela, mas houve atraso.
A consulta aos valores pode ser feita no site do INSS selecionando o link "Extrato de pagamentos de benefícios", em "Agência eletrônica: Segurado". É preciso informar o nome completo, o número do benefício, do CPF e o código de segurança que aparecer no site.
O extrato mostra o valor do abono, além do valor do benefício e os descontos mensais.
A primeira parcela do décimo terceiro não tem desconto de imposto de renda, mas ele chegará na segunda parcela -ela é calculada sobre o valor total devido ao segurado. Benefícios assistenciais não têm direito ao pagamento do abono.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast