O Instagram, rede social de fotografia, voltou atrás na decisão de assumir os direitos autorais das fotos dos usuários, revertendo mudanças em seus termos de uso do serviço anunciadas ontem. Em um post divulgado às 20h de hoje no blog oficial do serviço (blog.instagram.com), Kevin Systrom, cofundador do Instagram, informou que os direitos das imagens continuarão com os usuários agora, a rede diz querer apenas "licença de uso" das fotos publicadas.
Desde ontem, quando as alterações foram divulgadas, internautas encheram de reclamações o espaço de comentários de fotografias do próprio perfil do Instagram. Muitos deletaram suas contas no serviço ou publicaram em seus perfis imagens ofensivas ao próprio Instagram.
Systrom acrescentou que não há a intenção de usar as imagens em anúncios publicitários. E que a venda de fotografias também não está nos planos da companhia. "Nossa linguagem estava confusa, foi um erro nosso. Nós estamos trabalhando para tornar tudo mais claro", disse o cofundador da rede.
Segundo o Instagram, as mudanças foram feitas para que dados possam ser compartilhados facilmente com o Facebook, seu proprietário. A maior rede social do mundo procura monetizar o Instagram, que tem mais de 100 milhões de usuários. "Nós queremos criar oportunidades para o usuário descobrir novas contas e conteúdo, enquanto construímos um negócio autossustentável", diz Systrom, que prometeu que banners de propaganda não irão à plataforma.
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