O Instagram atualizou semana passada seu aplicativo para Android com um visual mais limpo, com menos elementos na interface, e, segundo a empresa, navegação mais rápida mesmo em aparelhos antigos ou pouco potentes. As mudanças focam-se em países como o Brasil por terem um grande número de usuários com celulares baratos. Mais de 60% dos 160 milhões de usuários do Instagram, que pertence ao Facebook, está fora dos EUA. Metade desse total usa Android.
O novo aplicativo tem aproximadamente metade do tamanho em megabytes da versão anterior e é carregado 20% mais rápido, segundo a empresa. A atualização já está disponível por meio da loja Google Play.
A nova interface de captura dá mais espaço ao botão de fotografar (ou filmar) em detrimento do tamanho do que é fotografado nos aparelhos maiores. Na hora de selecionar filtros ou de fazer ajustes (como contraste e alinhamento) antes de subir uma foto, esse espaço visível também foi reduzido.
Já em celulares com tela menor, o movimento inverso ocorre, com mais espaço dedicado à imagem do que aos botões. Isso, para a empresa, facilitará o uso para todos os usuários."Trabalhamos para fazer com que o Instagram transmita a sensação de ser um app nativo e em casa em qualquer dispositivo com Android", escreveu a empresa em um post em seu blog.
Em entrevista ao site"The Verge", o chefe de engenharia do Instagram, Philip McAllister, disse que há dificuldade em adaptar o aplicativo a aparelhos ultrapassados, caso do Samsung Galaxy Y, que ele diz ser um dos mais populares no Brasil. "Essa é uma das coisas mais difíceis que fizemos, mas também um dos melhores aspectos da plataforma Android. O software é tão aberto que é executado por aparelhos grandes ou pequenos", disse ao site.