O Instagram anunciou nesta quinta-feira (27) que começa a permitir o registro e publicação de fotos e vídeos em formato retangular e nas orientações vertical (retrato) e horizontal (paisagem).
Até hoje, só imagens quadradas podiam ser compartilhadas na rede social. Isso levava usuários que desejavam publicar registros sem ter de fazer cortes a usarem apps que adicionavam bordas brancas – que ficam invisíveis no “feed”, já que o fundo é da mesma cor.
A atualização dos aplicativos para Android e para iOS será disponibilizada para todos os usuários até o fim do dia. A empresa não disse se a versão para Windows Phone também será modificada.
“O formato quadrado foi e sempre será parte importante do que é o Instagram”, escreveu a empresa por meio de comunicado. “No entanto, colocamos a história visual que as pessoas querem contar em primeiro lugar e queremos tornar mais simples compartilhar esses momentos.”
Proporções
As proporções das imagens também passam a ser variáveis: o usuário pode recortar a imagem manualmente, entre os formatos 1.91:1, o mais chato, até 4:5, o mais próximo do quadrado.
O quadrado continuará sendo o padrão. Para alterá-lo, no ato de escolher a foto a ser subida o usuário deve clicar na opção de formato (um ícone que ficará no canto inferior esquerdo), acima das imagens da galeria, para alterá-lo antes do compartilhamento.
Imagens capturadas por meio da função de câmera do app também podem ser divulgadas em formatos novos.
O único lugar dentro do aplicativo onde a foto quadrada continuará reinando é na visualização de um perfil no modo “grade”.
Ações de Moraes ganham proporção global: veja a linha do tempo dos embates
Reação do Itamaraty ao cerco contra Moraes escala tensão com EUA
Citando ordens de Moraes, Câmara dos EUA exige relatórios das big techs sobre censura
Censura e violência política fazem Brasil despencar 6 posições em ranking de democracia
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast