O instituto de pesquisas grego Iobe reverteu uma projeção de crescimento moderado para este ano e em vez disso prevê que a economia voltará a cair em recessão, com controles de capital implementados no mês passado causando um forte impacto sobre o consumo, investimento e exportações.
Em seu relatório trimestral divulgado nesta quinta-feira (23), o Iobe estimou que a economia terá contração de entre 2% e 2,5% neste ano, ante a projeção anterior de abril de expansão de 1%.
O instituto disse que o fechamento dos bancos por três semanas e os controles de capital aplicados para afastar o colapso do sistema bancário grego no final de junho afetará o consumo das famílias, investimentos, as exportações e o turismo.
“A recente turbulência no sistema bancário e seu impacto sobre a adequação de capital junto com a espera pelo desfecho das negociações de um novo programa seriam as principais causas da suspensão da grande maioria dos investimentos empresariais na segunda metade de 2015”, disse o Iobe.
A economia grega cresceu 0,7% no ano passado, saindo de uma recessão de seis anos. No entanto, a economia do país contraiu-se novamente no primeiro trimestre – com queda de 0,2% – após as turbulências políticas e as negociações arrastadas sobre o resgate com seus credores colocarem freios na recuperação frágil.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast