LAS VEGAS - A Intel decidiu entrar, oficialmente, na guerra pela "sala-de-estar digital" dos usuários da internet. Por trás dessa meta, duas intenções: reforçar a imagem de maior fabricante mundial de componentes para computadores pessoais (PCs) e destacar a companhia como grande provedor de tecnologia para diferentes plataformas.
A peça central dessa estratégia foi lançada nesta quinta-feira pelo presidente da companhia, Paul Otellini, na Consumer Electronics Show (CES), que acontece até domingo em Las Vegas. Trata-se do Viiv, um novo chip capaz de transformar computadores pessoais em centros de entretenimento revolucionários, com novos métodos de reprodução de música e vídeos.
- A Viiv vai colocar o consumidor no controle das operações. E o que eu acho é que os consumidores querem realmente estar online da forma mais abrangente possível, seja da sala-de-estar, do sofá, ou deitados na cama - disse Otellini em sua palestra na CES.
De acordo com o CEO da Intel, já existem cerca de 110 fabricantes de equipamentos instalados com o Viiv, cujo valor é avaliado em, pelo menos, US$900. Vários deles já estão disponíveis no mercado; outros serão oferecidos nas próximas semanas.
Otellini também apresentou os novos chips da Intel, os Core Duo, que vão dispor de dois núcleos em só componente para oferecer ainda mais potência no processamento de dados. Os novos chips devem ser mais potentes e mais econômicos, permitindo uma vida útil maior das baterias de laptops.