Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Inclusão digital

Intel vai apoiar MIT em projeto de laptop para crianças carentes

Após anos de embates, a Intel anunciou nesta sexta-feira que vai apoiar o projeto de laptop popular do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) para fornecer computadores portáteis de US$ 100 a crianças carentes de todo o mundo, revertendo sua antiga oposição à idéia.

A maior fabricante mundial de chips terá uma representação no conselho da "One Laptop Per Child Foundation" (OLPC), que desenvolveu o laptop XO - um computador pessoal previsto para entrar em produção em setembro deste ano ao custo de US$ 176 a unidade.

A Intel e a fundação anunciaram em comunicado que estudarão formas de colaboração também nos campos da tecnologia e do conteúdo educacional.

Os atuais patrocinadores do projeto do MIT incluem a rival da Intel, Advanced Micro Devices (AMD), que é fabricante do microprocessador que aciona o XO, além do serviço de buscas Google, que fornece aos usuários do laptop contas de e-mail e serviços de armazenamento (back-up) gratuitos. A fabricante de softwares Red Hat Inc., que desenvolve sistemas, e a gigante americana da mídia News Corp. também possuem assentos no conselho da fundação OLPC.

A fundação está fechando parcerias com governos de vários países para que os portáteis multimídia sejam oferecidos a crianças de escolas públicas e de comunidades carentes com um baixo custo.

Até agora a Intel tem criticado o projeto do MIT, promovendo o seu próprio laptop popular (Classmate PC), que vem sendo distribuído em pequenos volumes a crianças carentes e que tem demandado da marca horas de treinamento de educadores.

O projeto do laptop popular OLPC foi criado por Nicholas Negroponte, especialista em tecnologia e diretor-executivo do MIT Media Lab.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros