Hotéis de todo mundo estão em uma corrida para inovar suas instalações. Aqui estão alguns itens futuristas que você já pode encontrar em sua próxima hospedagem:
1- Quartos comandados pela voz
Você nunca mais terá que sair da cama, promete a rede Aloft Hotels. Graças ao seu projeto Jetson, no qual hóspedes de dois de seus endereços podem controlar termostato, lâmpadas e até mesmo a música por voz.
A Starwood Hotels & Resorts (companhia detentora da Aloft) explica em um comunicado: “Acordou com calor às 2h da manhã? Peça para a Siri (software inteligente da Apple) ajustar a temperatura do ar-condicionado dizendo ‘Ei Siri, refresque o quarto’”.
Os quartos controlados por voz em Boston e Santa Clara, nos Estados Unidos, são equipados com iPads para que os hóspedes possam navegar na internet e verificar a previsão do tempo.
“Esqueça a frase ‘ao toque dos seus dedos”, diz Brian McGuinness, diretor de marca da Aloft Hotels, em um comunicado. “Os viajantes de hoje querem um nível de personalização como nunca antes. E isso significa ser capaz de controlar a sua experiência de hotel com o som de sua voz”.
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2- Robôs que recepcionam e servem champagne
Neste ano, a Hilton Internacional adicionou um novo funcionário a sua lista: Connie, um robô concierge capaz de recomendar restaurantes ou ensinar alguém a chegar à academia do hotel.
O robô, com o sistema de computação Watson, da IBM, usa uma série de aplicativos para receber os hóspedes e responder perguntas básicas sobre as comodidades do hotel, serviços e horários de funcionamento. “Quanto mais os hóspedes interagem com Connie, mais a máquina aprende, se adapta e melhora suas recomendações”, de acordo com a Hilton.
Uma amiga de Connie, Ava – que usa o sistema iRobot --, usualmente recebe os hóspedes no Hilton Tysons Corner. Ela tem sido usada como tradutora para hóspedes estrangeiros e ajuda parceiros a agendarem reuniões de forma remota.
“Com Ava, aprendemos coisas que não esperávamos aprender”, disse Jonathan Wilson, vice-presidente de inovação em produtos e serviços da Hilton, ao jornal The Washington Post. “Isso é um exemplo de como podemos tornar a vida dos nossos clientes mais fácil e mais conveniente”.
No Aloft Silicon Valley, o Botlr, anunciado como primeiro robô-mordomo do mundo, tem um papel similar. O robô, que veste uma camisa, pode levar “lâminas de barbear, escovas de dentes, carregadores de smartphones, lanches e até mesmo o jornal da manhã a qualquer hóspede de um dos 150 quartos em dois ou três minutos” de acordo com The New York Times.
3- Realidade virtual
Se as suas férias não estão tão emocionante quanto você esperava, os headsets de realidade virtual do Marriott International podem te transportar para um lugar com um pouco mais de glamour.
O “Serviço Vroom”, que a gigante hoteleira lançou no ano passado, permite que os hóspedes de algumas de suas instalações emprestem óculos Samsung Gear VR por 24 horas. Os dispositivos são pré-carregados com três vídeos que levam o usuário a destinos de todo o mundo.
“A viagem virtual é outra maneira [de agradar a próxima geração de hóspedes]”, diz Michael Dail, vice-presidente de marketing global da marca.
Uma série de outras companhias hoteleiras adotaram soluções semelhantes. Holiday Inn Express, Hilton e Best Western usam vídeos de realidade virtual para mostrar suas instalações aos hóspedes mais jovens.
4- Uma floresta tropical no telhado
O Hotel Rosemont, que será aberto em Dubai, promete uma série de inovações de ponta: robôs que carregam bagagem, cachoeiras digitais e uma praia artificial no topo do edifício de 53 andares.
Mas, talvez a parte mais ousada do projeto de U$ 550 milhões, será a tentativa de criar uma floresta tropical na cobertura, com quase 7 mil metros quadrados, riachos, piscina infantil e um pântano inspirado no período jurássico.
O hotel de 448 quartos está previsto para abrir em 2018.
5- A sua ideia
No Marriott, os executivos estão ouvindo os hóspedes para gerar ideias inovadoras.
Estas são algumas das centenas de ideias que a empresa reuniu ao longo dos anos: travesseiros de pescoço que tocam música, um aplicativo para pedir produtos de higiene, cerveja grátis durante o check-in e máquinas automáticas de azeitonas, frutas secas e outros lanches saudáveis.