A Apple pode começar a oferecer conteúdos próprios de vídeo via streaming em sua plataforma Apple Music até o final do ano, de acordo com uma reportagem do “Wall Street Journal”.
A gigante da tecnologia espera que seus programas e filmes se tornem tão populares quanto “Westworld”, da HBO, ou “Stranger Things”, do Netflix, e vem conversando com produtores que estarão ligados ao projeto.
A Apple não parece estar mirando diretamente no Netflix ou na Amazon com sua experiência de vídeo, de acordo com o “WSJ”, já que sua oferta de títulos ainda seria relativamente pequena. Mas poderia levar a briga com o Spotify a outro nível, bem como dar à empresa um papel de destaque na mídia e em Hollywood.
Rumores do interesse da Apple pela televisão não são novidades. A empresa dizia estar planejando o lançamento de um serviço de tevê por streaming ainda em 2012. Mas as negociações a respeito dos direitos de tevê tornaram difícil para a Apple entrar no mercado e oferecer uma experiência como a “por assinatura”.
Com mais americanos cortando seus serviços de tevê a cabo, no entanto, e abraçando esse tipo de produção original, do qual o Netflix foi pioneiro, a Apple pode ter outra chance de construir um império de tevê.
A empresa já estreou uma gama de programas e documentários sobre música na Apple TV, que deverá ganhar uma série original com Dr. Dre, um reality show chamado “Planet of the Apps”, e os direitos para produzir uma continuação de “Carpool Karaoke”, da CBS.
“Todo o mundo das comunicações, entretenimento e televisão está mudando e convergindo”, disse Jeff Kagan, analista independente de telecomunicações e mídia. “Vamos ver muitas empresas entrarem no mercado da mesma forma, algumas delas serão bem-sucedidas, outras não. Este é apenas o começo”.