A gigante chinesa de buscas Baidu vai começar a testar seus carros autônomos nas ruas dos Estados Unidos, seguindo o movimento do Google. A ação se soma aos esforços da empresa de tecnologia para lançar veículos que trafegam sem motoristas já em 2018.
O movimento foi anunciado nesta quarta-feira (16) em uma reportagem do The Wall Street Journal . Junto dos testes, o Baidu vai tentar se aproximar das autoridades norte-americanas para fomentar as discussões sobre a regulação da tecnologia – passo considerado essencial pelas empresas do setor para que os carros autônomos ganhem as ruas.
Em dezembro do ano passado, a companhia chinesa anunciou que havia feito o teste mais longo até então com um carro autônomo circulando pelas ruas de Pequim. O automóvel utilizado foi um BMW modelo Gran Turismo, equipado com um sistema inteligente desenvolvido pelo próprio Baidu.
O deslocamento total foi de 30 quilômetros e, durante o percurso, o veículo chegou a atingir 100 quilômetros por hora.
O carro autônomo do Baidu está em desenvolvimento desde 2013 e, por meio de tecnologias de reconhecimento de objetos, pode detectar obstáculos ao seu redor, reconhecer faixas de rolamento e definir com precisão distância e velocidade.