Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
fotografia

Câmera voadora que segue o usuário promete ser a nova sensação

Hover Camera deve começar a ser vendida nos Estados Unidos até o início do segundo semestre | Divulgação/Zero Zero Robotics
Hover Camera deve começar a ser vendida nos Estados Unidos até o início do segundo semestre (Foto: Divulgação/Zero Zero Robotics)

Uma nova câmera fotográfica que está prestes a chegar ao mercado tem sido a nova queridinha dos sites especializados em tecnologia e dos geeks nos Estados Unidos. O produto chama a atenção por lembrar um drone de pequeno porte: ele deixa a mão do usuário para flutuar ao seu redor e tirar fotos e vídeos.

Batizado de Hover Camera, o aparelho começa a ser vendido nos próximos meses, até o início do segundo semestre – lá fora, deve sair por até US$ 600, mas o preço final ainda não foi divulgado. Interessados já podem se inscrever para um programa de testes no site da Zero Zero Robotics, desenvolvedora do produto.

Ao contrário de um drone comum, a “câmera voadora” não precisa ser pilotada pelo usuário. Ela registra o rosto do dono e, assim que deixa sua mão, passa a acompanhar seus movimentos. Um aplicativo para celular ajuda o usuário a controlar a câmera manualmente, mas a funcionalidade não é obrigatória.

 | Divulgação/Zero Zero Robotics

1 de 7

 | Divulgação/Zero Zero Robotics

2 de 7

 | Divulgação/Zero Zero Robotics

3 de 7

 | Divulgação/Zero Zero Robotics

4 de 7

 | Divulgação/Zero Zero Robotics

5 de 7

 | Divulgação/Zero Zero Robotics

6 de 7

 | Divulgação/Zero Zero Robotics

7 de 7

A ideia é justamente deixar o processo de gravação de vídeos e imagens totalmente a cargo do aparelho, a fim de que o usuário possa se concentrar no que quer que esteja fazendo. As quatro hélices da Hover Camera ficam protegidas dentro de um compartimento dobrável, de fibra de carbono, o que minimiza o risco de acidentes.

O aparelho é do tamanho de um tablet e pesa menos do que 250 gramas, o que é essencial para a popularização do produto nos Estados Unidos – lá, drones nessa faixa de peso não precisam ser registrados junto à Administração Federal de Aviação (FAA, da sigla em inglês), órgão que regula a utilização das aeronaves no país.

As configurações da câmera em si não são robustas, mas quebram o galho para filmagens caseiras e semiprofissionais: a câmera tem 13 MP e pode filmar em 4K. Além disso, possui um sistema de estabilização de imagem, para evitar que o objeto capturado não fique “balançando” enquanto o aparelho estiver voando.

Drone paparazzo

O conceito de um aparelho voador capaz de seguir o usuário para registrar seus momentos não é inédito. Em março deste ano, o drone Lily foi um dos lançamentos mais comentados no festival de tecnologia South by Southwest, que acontece todos os anos em Austin (EUA).

A aeronave, que sai por US$ 920 e está atualmente em pré-venda, segue o dono para registrar suas atividades em vídeos ou fotos. O aparelho tem uma autonomia de voo de 20 minutos e não precisa ser pilotado – o usuário carrega um pequeno sensor que é rastreado pelo drone e serve de referência para os movimentos da aeronave.

Confira abaixo um vídeo que mostra a Hover Camera em ação:

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.