Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
carros autônomos

Carro sem motorista do Google se acidenta após outro veículo furar sinal

Modificado pela Google para dirigir em modo automático, SUV da Lexus, teve de ser recolhido. | Reprodução/Twitter @davidnield
Modificado pela Google para dirigir em modo automático, SUV da Lexus, teve de ser recolhido. (Foto: Reprodução/Twitter @davidnield)

Um dos carros autônomos do Google se envolveu em um acidente na última sexta-feira (23). Sem motorista, o veículo não conseguiu perceber a tempo quando outro carro furou o sinal vermelho, e teve as portas dianteira e traseira de um dos lados atingidas. As informações são do jornal britânico The Guardian.

A colisão aconteceu na cidade de Mountain View, na Califórnia, Estados Unidos, e fez com que os airbags do SUV modificado da marca Lexus fossem acionados. Conforme explica o The Guardian, a polícia local não registrou nenhum ferimento nos envolvidos, mas o carro do Google teve de ser rebocado por um guincho.

Muitos dos carros com a tecnologia de autocondução da empresa já passaram por acidentes, mas a maioria aconteceu por estarem em uma velocidade muito baixa. Assim, as colisões foram superficiais e geralmente na traseira dos veículos.

O Google explicou ao jornal que, apesar do carro estar em modo automático, uma pessoa estava sentada no banco do motorista. Ao notar que outro veículo estaria cruzando o semáforo antes da hora, o carro autônomo envia um comando de freio, ação seguida do breque do “motorista”, mas nesse caso não foi o suficiente.

Segurança nas estradas

Em entrevisa ao site 9TO5, o porta-voz do Google contou detalhes do acidente. “O semáforo em que o carro do Google se encontrava já estava verde há pelo menos seis segundos antes de arrancar. Milhares de acidentes acontecem todos os dias em estradas norte-americanas, e furar o sinal vermelho é a principal causa de acidentes urbanos nos EUA. O erro humano desempenha um papel em 94% destas falhas, e é por isso que estamos desenvolvendo veículos totalmente autoconduzidos, para tornar nossas estradas mais seguras”, defendeu.

Colaborou: Cecília Tümler

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.