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Carro sem motorista do Google se acidenta após outro veículo furar sinal

Modificado pela Google para dirigir em modo automático, SUV da Lexus, teve de ser recolhido. | Reprodução/Twitter @davidnield
Modificado pela Google para dirigir em modo automático, SUV da Lexus, teve de ser recolhido. (Foto: Reprodução/Twitter @davidnield)

Um dos carros autônomos do Google se envolveu em um acidente na última sexta-feira (23). Sem motorista, o veículo não conseguiu perceber a tempo quando outro carro furou o sinal vermelho, e teve as portas dianteira e traseira de um dos lados atingidas. As informações são do jornal britânico The Guardian.

A colisão aconteceu na cidade de Mountain View, na Califórnia, Estados Unidos, e fez com que os airbags do SUV modificado da marca Lexus fossem acionados. Conforme explica o The Guardian, a polícia local não registrou nenhum ferimento nos envolvidos, mas o carro do Google teve de ser rebocado por um guincho.

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Muitos dos carros com a tecnologia de autocondução da empresa já passaram por acidentes, mas a maioria aconteceu por estarem em uma velocidade muito baixa. Assim, as colisões foram superficiais e geralmente na traseira dos veículos.

O Google explicou ao jornal que, apesar do carro estar em modo automático, uma pessoa estava sentada no banco do motorista. Ao notar que outro veículo estaria cruzando o semáforo antes da hora, o carro autônomo envia um comando de freio, ação seguida do breque do “motorista”, mas nesse caso não foi o suficiente.

Segurança nas estradas

Em entrevisa ao site 9TO5, o porta-voz do Google contou detalhes do acidente. “O semáforo em que o carro do Google se encontrava já estava verde há pelo menos seis segundos antes de arrancar. Milhares de acidentes acontecem todos os dias em estradas norte-americanas, e furar o sinal vermelho é a principal causa de acidentes urbanos nos EUA. O erro humano desempenha um papel em 94% destas falhas, e é por isso que estamos desenvolvendo veículos totalmente autoconduzidos, para tornar nossas estradas mais seguras”, defendeu.

Colaborou: Cecília Tümler

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