E se o seu cachorro pudesse cuidar sozinho da própria conta em uma rede social, como Instagram e Facebook? Bem, na verdade ele logo poderá. Isso se depender de uma curiosa invenção espanhola: uma roupinha de cachorro que supostamente tira fotos quando ele está feliz e posta automaticamente na internet.
O “The Posting Tale” é ideia da agência de publicidade Saatchi & Saatchi em parceria com a marca de produtos pet Pedigree.
A roupinha, uma espécie de colete, tem um kit acoplado. Segundo as empresas envolvidas no desenvolvimento, um sensor fica preso ao rabo do pet e, quando ele balança, um sinal é enviado a uma câmera, que capta o momento. Um processador Raspberry Pi – que é pequeno e bastante funcional -- então é o responsável por fazer o upload da imagem na rede social. O sistema funciona com wifi.
De acordo com os desenvolvedores, o sensor é capaz de distinguir o balançar do rabo do cãozinho e fotografa somente os que “indicam alegria”.
O produto ainda não está à venda e não há previsão de quando chegará ao mercado -- também não se sabe se faz parte apenas de uma ação de marketing. O fato é que a Pedigree diz que realizará um concurso para interessados em testá-lo.
Pode parecer apenas futilidade, mas a criação reflete bem uma tendência tecnológica: os wearables (equipamentos “vestíveis”, mas com mais funções do que simplesmente vestir). Caso a roupinha realmente seja viável (e colocada no mercado), poderia oferecer um conjunto de dados sobre o que torna o melhor amigo do homem “mais feliz”. Para o mercado pet, isso seria a chave para a criação de produtos cada vez mais assertivos.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura