Se a Amazon arrancou elogios do mercado com seu assistente pessoal, o Amazon Echo, a Samsung também demonstra capacidade de desenvolver gadgets superinteligentes. A empresa de tecnologia apresentou nesta quinta-feira (28) o Otto, um robô-protótipo com certas semelhanças com o Echo ou a Siri (da Apple).
O assistente da Samsung tem microfone e alto-falante e é capaz de responder a perguntas, bem como realizar tarefas da casa (ligar as luzes ou o ar-condicionado, por exemplo). Até aí, nada muito diferente de seus concorrentes.
Seus diferenciais são uma tela e uma câmera de alta-definição que dão ao equipamento a possibilidade de uso na segurança doméstica. À distância, via smartphone, o proprietário tem acesso ás imagens e pode controlar posicionamento da câmera.
O assistente pessoal do grupo sul-coreano utiliza o processador Artik 10, que vem sendo desenvolvido com especial atenção pela Samsung, mas, pelo menos por enquanto, não deve ir ao mercado. O objetivo é mostrar o interesse da empresa no desenvolvimento de soluções em Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês).