Uma empresa norte-americana pode ter criado a máquina dos sonhos (ou pelo menos “quase” dos sonhos): um robô capaz de passar e dobrar as roupas após a lavagem. A FoldiMate, que leva o nome da empresa, foi lançada em maio, mas chegará de fato ao mercado somente em 2018.
Leia mais sobre robótica e inteligência artificial
Apesar do frisson que causou, não é o fim da mão humana durante o processo um tanto enfadonho de higienizar as roupas. É que, infelizmente, o equipamento ainda não é integrado com a secadora. Isso significa que uma pessoa precisa colocar as roupas já lavadas e secas nos cabides da máquina, que então passa (usando vapor) e dobra cada peça.
Cada roupa leva cerca de 10 segundos para ser dobrada pela FoldiMate, mas peças mais pesadas, como toalhas felpudas, ou muito pequenas, como meias e cuecas, não devem ser colocadas no equipamento. A capacidade é de 15 a 20 unidades. Após o processo, a máquina monta uma pilha – basta então colocar no armário.
Aos interessados em comprar o equipamento, resta uma dose de paciência, já que as pré-vendas só começam em 2017 e as entregas em 2018. Também é preciso estar disposto a pagar até US$ 850 (quase R$ 3 mil).